Real Madrid joga bem e vence Barcelona no último "El Clásico" de 2020

A equipe merengue faz 3 a 1 no time de Messi no Camp Nou, assume a liderança de La Liga e ganha respiro na temporada

(Foto: Site Oficial do Real Madrid)
Sérgio Ramos comemora depois de converter o pênalti sofrido por ele mesmo no segundo tempo da vitória de 3 a 1 sobre o Barcelona no Camp Nou. 

O Real Madrid foi ao Camp Nou nessa manhã de sábado e se comportou muito bem, apesar de desconfiança da torcida que viu o time jogar mal nas duas ultimas partidas pelo espanhol e Champions League, venceu os donos da casa por 3 a 1. Com gols de Valverde, Fati, Sérgio Ramos e Modric, Zidane venceu mais um El Clásico na casa do Barcelona. Agora, como visitante, no maior duelo de clubes do mundo, o francês tem 3 vitórias e três empates como treinador blanco. 

Problemas a parte, Real Madrid consegue jogar bem e vê seu coletivo funcionar

O primeiro tempo de Real Madrid e Barcelona foi muito interessante. Logo aos cinco minutos de jogo, Valverde já infiltrava a defesa sem a cobertura de ninguém, Busquets dormindo no lance deixou o jogador merengue sem marcação, e Benzema, com o domínio da bola, tocou para o uruguaio estufar as redes de Neto. Uma ótima trama do ataque madridista que contou mais uma vez com a inteligência e movimentação de Karim para achar espaços na defesa adversaria e também com a progressão de seu meio campista que viu o espaço e atacou.

(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)

(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)


(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)
Benzema tem o controle da bola e vê Valverde infiltrando já apontando onde quer receber o passe. Que sai em profundidade para a progressão do meia uruguaio acabar dentro da área com chute forte no gol. Uma bela trama do ataque merengue que soube achar os espaços com a movimentação do camisa 9.

Não há como abrir mão de Benzema. O 9 consegue ser importante não só na definição, como também na construção das jogadas. Ele percorre toda a extensão do ataque, pela direita, onde saiu o gol, pela esquerda para encontrar Mendy e Vini Jr nas triangulações e pelo centro para, de fato, finalizar. É o grande coringa do ataque do Madrid e não deve ser banco quando tem condição de jogar. Nunca. 

O começo de jogo do Real, como exemplificado, foi muito bom. Marcando alto e tentando ficar com a bola para pressionar. Depois que fez o seu gol, ainda cedo, o Barcelona começou a ter a posse. E também, cedo, empatou. Aos 8 minutos pelo lado mais fraco da defesa do Madrid, o direito. Com Asensio e Nacho, que viria a ser substituído por Lucas Vázquez mais a frente ainda no primeiro tempo, esse corredor não conseguia impedir as decidas do lateral esquerdo Alba. Que quase como um ponta infiltrou nas costas de Asensio e cruzou na medida para que Fati empatasse chegando a frente de Ramos.

(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)
Marcação alta do Real em encaixes dificultou a saída de bola do Barcelona em alguns momentos do jogo. Esse em especifico da imagem, o Madrid estava vencendo. 

(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)
Mesmo com Asensio sendo "sacrificado" como um auxiliar de lateral, o Madrid teve muitos problemas come esse lado do campo. Os ataques do Barcelona, em sua máxima maioria, foram por ali. As decidas de Alba forma um grande problema. A sorte do Real é que apenas um lance desse deu certo, o do gol, aos 8 minutos.

(Foto: Transmissão da ESPN Brasil)

Depois do gol, Barça cresceu e tentou pressionar, atacando com Messi próximo a Fati, sempre tentando achar o garoto e atacando o corretor do lado esquerdo. Que com velocidade tentava desestabilizar e afundar a defesa do Real. Depois que a dificuldade de ficar com a bola passou para o Madrid, o jogo novamente se equilibrou. Ainda no primeiro tempo Messi e Benzema, um em seguida do outro, tiveram chances claras de gol que foram desperdiçadas graças aos goleiros dos time. 

O segundo tempo veio e com ele mudança de posicionamento no Barcelona. Messi se centralizou mais, Coutinho abriu pela esquerda como um ponta em parceria com Alba e Fati continuou no comando de ataque como um falso 9. Vázquez e Asensio acertaram mais a marcação, mas o Braça ainda era perigoso por ali. O time da casa atacava mais e o Madrid errava muitos passes e não ficava com a bola, até que me escapada no ataque Vini Jr descolou uma falta, Kroos bateu, Ramos foi derrubado na area e o juiz, depois de ir ao VAR, marcou pênalti que de fato aconteceu. Ramos mesmo cobrou e fez o segundo. 

Após o segundo gol o Madrid se acalmou, acertou a marcação e começou a errar menos. Ao contrario do Barcelona que parecia mais nervoso. O técnico do time da casa demorou para mexer, Zidade, ao contrário, colocou em campo Modric e Rodrygo no lugar de Valverde e Asensio. O time continuou bem com um sistema defensivo bem organizado. Quando o Barcelona tinha a bola e atacava, o Real se fechava em momentos com um 5-4-1. Asensio e posteriormente Rodrygo fechavam como um lateral e Vázquez ia quase como um terceiro zagueiro. Quando o Madrid tinha a bola o time se comportava em 4-3-3 com o ponta do lado direito tendo a função de não subir tanto. Por se tratar de uma lado mais frágil, dessa forma o lado que mais recebia a bola era o esquerdo com Mendy e Vini Jr.

O time merengue ainda teve três chances claras de gol. Duas com Kroos e uma com Ramos. Mas 45 minutos, depois de ganhar a bola no meio campo, Modric serviu em progressão Vini Jr, que foi abafado por Neto, a bola caiu no pé de Rodrygo que serviu o camisa 10 que teve tranquilidade para fazer com o gol aberto. 3 a 1 e vitória garantida.

Resumindo

Digamos que o jogo de hoje foi muito bom não só pelo resultado, mas por saber que a equipe, coletivamente, se comportou bem. Não dependeu apenas de individualismo e defensivamente todos se empenharam contra uma equipe que é ofensiva por natureza. Jogar no Camp Nou não é fácil e Zidane sabe disso, foi a campo com o que ele tinha de melhor e, apesar de problemas táticos como o do lado direito, conseguiu fazer a equipe jogar melhor e ter uma boa postura perante ao rival.

Resultado que traz tranquilidade e faz o Madrid retomar a ponta da tabela já tendo vencido o confronto direto contra aquele que pode ser a sua sombra no campeonato espanhol. O que é de suma importância. A temporada está apenas no começo, mas é bom ter resultados como esse em La Liga.  

Postar um comentário

0 Comentários